Usuários do Lattes continuam a reclamar de falhas ao atualizar currículos

Mesmo após CNPq afirmar regularização da plataforma, professores e pós-graduandos afirmam que erros persistem

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Continuam as reclamações de falhas ao atualizar os chamados currículos Lattes. O volume de mensagens de queixas enviadas a Direto da Ciência já passa de 100, além dos 20 usuários que se manifestaram no espaço de comentários de nossa reportagem mais recente sobre esse problema, publicada em 23 de fevereiro.

Dezenas de acadêmicos, principalmente pós-graduandos, têm apontado o mau funcionamento da Plataforma Lattes, administrada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Grande parte das reclamações são de pesquisadores que afirmam a necessidade de atualizar seus currículos para se inscreverem em processos de seleção para cursos e também em concursos públicos para empregos. O currículo Lattes se consagrou como um padrão nacional para acadêmicos e pesquisadores atuantes no Brasil, tornando-se elemento de análise de avaliação para concursos, promoções e concessões de bolsas e financiamento a pesquisas.

 

Sem solução

Dezenas dos reclamantes relatam que nas tentativas de atualização receberam a mensagem automática transcrita a seguir.

Houve erro na execução desta operação. Está sendo enviado um email a equipe de suporte para verificação do problema.

No entanto, os mesmos usuários afirma que não receberem nenhuma informação posterior e que não tiveram seu problema resolvido. Somente um dos reclamantes informou a Direto da Ciência que depois disso conseguiu atualizar seu currículo em uma nova tentativa.

Em 26 de fevereiro, três dias após nossa reportagem anterior, o CNPq respondeu por meio de nota de sua assessoria de imprensa que, segundo a Coordenação de TI do órgão, não havia mais relatos recentes de problemas com o Lattes. A nota afirmou ainda:

Passamos por um período de dificuldades na semana que ficamos sem os certificados digitais, o que impossibilitava o acesso ao SERPRO e consequentemente a conferência dos dados cadastrais básicos, como CPF e nome da mãe, mas hoje o sistema está funcionando normalmente.

 

A plataforma

A Plataforma Lattes integra bases de dados de currículos, grupos de pesquisa e de instituições em um único sistema de informações acessível pela internet. Suas informações são usadas não só pelas áreas de ciência, tecnologia, inovação e pós-graduação do governo federal, mas também por toda a comunidade das instituições de pesquisa e de ensino superior do Brasil e das agências de fomento do país.

Confira as reclamações enviadas ao espaço de comentários da reportagem “Usuários reclamam de falhas na Plataforma Lattes ao atualizar currículos”.

Antes de concluir esta reportagem, Direto da Ciência solicitou ao CNPq novos esclarecimentos, que serão publicados nesta página se o órgão os encaminhar.

O espaço de comentários abaixo está à disposição das pessoas que quiserem apresentar seus relatos e opiniões sobre o assunto.

Na imagem acima, detalhe da tela inicial da Plataforma Lattes, do CNPq. Imagem: Reprodução.

Você acha importante o trabalho deste site?

Independência e dedicação têm custo. Com seu apoio produziremos mais análises e reportagens investigativas. Clique aqui para apoiar.


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

3 Comentários

  1. Pingback: Plataforma Lattes ‘envelheceu’ e será modernizada, diz presidente do CNPq – CEVAP

  2. Júlio said:

    Estou desde sexta-feira com dificuldade na atualização da plataforma. Depois de abrir a página inicial do currículo, as guias que deveriam abrir como janelas não abrem, só abre a janela azul com uma rodinha, e a operação não se completa nunca para abrir a página desejada.

    • Thiago said:

      Júlio, tente limpar os cookies e o cache do seu navegador antes de entrar na Plataforma.

Comentários encerrados.

Top