Boletim de Notícias: Comissão aprova marco legal para pesquisa em humanos

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou com emendas proposta de novo marco legal para orientar pesquisas clínicas com seres humanos (PL 7082/17), informa a Agência Câmara Notícias

O texto aprovado prevê a criação do Sistema Nacional de Ética em Pesquisa Clínica com Seres Humanos, formado por uma instância nacional, com função normativa e administrativa, e uma instância local, responsável pela aprovação prévia da pesquisa e por assegurar direitos e bem-estar aos participantes.

Relatado na comissão pelo deputado Afonso Motta (PDT-RS), o projeto propõe também maior agilidade na análise e no registro de medicamentos no país e garantia de fornecimento gratuito de medicamentos experimentais a quem participar dos testes, por tempo indeterminado.

Confira na reportagem “Ciência e Tecnologia aprova novo marco legal para pesquisas clínicas com seres humanos”.

 

Estado de exceção ambiental

Merece destaque o excelente artigo do jurista Guilherme José Purvin de Figueiredo sobre as implicações, para o ordenamento jurídico nacional, da decisão do STF sobre o chamado Novo Código Florestal. Aqui vai um trecho.

O grotesco da situação é que estamos diante de um caso de ‘direito adquirido de persistir na prática delituosa’. (…) Se o Potomac é o símbolo de Washington, o Tâmisa é o símbolo de Londres e o Sena, de Paris, nada mais adequado do que o Riacho do Ipiranga, transformado em esgoto, as margens cimentadas e desaguando melancolicamente num Tamanduateí sepultado, para representar o estágio atual da falta de ética no Brasil. É muito triste constatar que vivemos hoje num Estado de Exceção Ambiental.

Confira em “Estado de Exceção Ambiental”, no site O Eco.

A seguir, os títulos e links das principais matérias sobre ciência, meio ambiente e ensino superior desde nossa edição de ontem.

Boa leitura.

Na imagem acima, o deputado Afonso Motta (PDT-RS), relator de projeto de lei do marco legal para orientar pesquisas clínicas com seres humanos no Brasil. Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados.

 

Agência Câmara Notícias

Agência Fapesp

BBC Brasil

Blog do Pedlowski

Brontossauros em meu jardim

Cada Minuto

Carbon Brief

CNPq – Notícias

Deutsche Welle

O Eco

Envolverde

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

O Globo

The Guardian

Inside Climate News

MCTIC – Notícias

Nature News

New Scientist

The New York Times

Nexo

Notícias Socioambientais

Retraction Watch

Science

Scientific American

Scientific American Brasil

Valor Econômico

 


Você acha importante o trabalho deste site?

Independência e dedicação têm custo. Com seu apoio produziremos mais análises e reportagens investigativas. Clique aqui para apoiar.


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

*

Top