Boletim de Notícias: ABC apresenta suas propostas para os presidênciáveis

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Já está disponível o documento preparado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) para os candidatos à Presidência da República. Fundada em 1916, a entidade tem apresentado sua avaliação e suas sugestões para ciência, tecnologia e inovação a cada quatro anos, nos períodos de eleições.

Ao mesmo tempo que destaca que “o orçamento do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) aprovado para 2018 é cerca de 40% do orçamento de 2013 corrigido pela inflação”, a ABC também ressalta que “o Brasil reúne condições ímpares para utilizar eficientemente ciência, tecnologia e inovação em um projeto de desenvolvimento ousado e transformador que contribua para reduzir as desigualdades, melhorando o nível de vida da população e colocando o país em um lugar de destaque no cenário internacional”.

O documento será apresentado oficialmente na próxima quarta-feira (9) no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, às 10h, em entrevista coletiva do presidente da ABC, o físico Luiz Davidovich, seu vice-presidente, o engenheiro mecânico João Fernando Gomes de Oliveira, e outros pesquisadores de renome que são membros da entidade.

Confira na íntegra a proposta “Ciência, Tecnologia, Economia e qualidade de vida para o Brasil” e a nota “Coletiva de imprensa marca lançamento de documento da ABC aos presidenciáveis”.

 

Avança o PL dos agrotóxicos

Praticamente não teve repercussão na imprensa o avanço no Congresso Nacional, do projeto de lei que em 2002 foi apresentado ao Senado pelo atual ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), que propõe a revogação da atual lei que rege a fabricação, comercialização e uso de agrotóxicos no Brasil.

Já aprovado no Senado, o PL teve parecer favorável na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados.

Juntos, o projeto e outros ao qual ele está apensado propõem “retirar das embalagens a caveira, símbolo universal de produtos perigosos, substitui o termo ‘agrotóxico’ por ‘defensivo agrícola’ e dar à Anvisa e ao Ibama papel coadjuvante em decisões que vão impactar diretamente a saúde da população e o meio ambiente do país – daí ser conhecido como ‘Pacote do Veneno'”, afirma a jornalista Cida de Oliveira em sua reportagem “Conselho Nacional de Saúde recomenda veto ao ‘Pacote do Veneno'”, na Rede Brasil Atual.

A seguir, os títulos e links das principais matérias sobre ciência, meio ambiente e ensino superior desde nossa edição de sexta-feira.

Boa leitura.


 

Academia Brasileira de Ciências (ABC)

Agência Brasil

Agência Brasileira de Divulgação Científica

Agência Fapesp

Agência Fiocruz de Notícias

Avaliação educacional: Blog do Freitas

BBC Brasil

Blog do Pedlowski

ClimaInfo

Deutsche Welle

O Eco

El País

Envolverde

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

O Globo

GloboNews

The Guardian

InforMMA

Inside Climate News

Jornal da Ciência (SBPC)

Nature News

New Scientist

The New York Times

Observatório do Clima

Open and Shut

Pesquisa Fapesp

Piauí

Retraction Watch

Rede Brasil Atual

Science

Scientific American

Scientific American Brasil

Valor Econômico

The Washington Post


Você acha importante o trabalho deste site?

Independência e dedicação têm custo. Com seu apoio produziremos mais análises e reportagens investigativas. Clique aqui para apoiar.


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

2 Comentários

  1. Pingback: Ciência e tecnologia, Edição 197 – Jornal Pensar a Educação em Pauta

  2. Pingback: Adunicamp Plural e Democrática e as Ciências – Chapa Adunicamp Plural e Democrática

*

Top