Boletim de Notícias: Governo sabota estudo da biodiversidade, dizem pesquisadores na Science

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

O governo brasileiro criou enormes obstáculos burocráticos que estão tornando praticamente impossível a pesquisa da biodiversidade do país, segundo carta publicada nesta sexta-feira na revista Science por pesquisadores da USP, da UFRJ e do Museu Nacional. Eles criticam principalmente o decreto 8.772/2016, que regulamenta a Lei de Acesso à Biodiversidade, de 2015.

Sob o título “Brazil’s government attacks biodiversity”, a carta destaca, entre outras imposições, que escassos recursos para pesquisa são desperdiçados com exigências de registro de cada espécime, sequencia de DNA, fotografia e de qualquer tipo de dados coletados antes de serem apresentados em eventos científicos ou publicados em periódicos.

“O risco, segundo eles, é que se torne impossível a realização de parcerias com pesquisadores estrangeiros o que, por sua vez, também resultaria numa perda de importantes colaborações que hoje tornam possível a ampliação do conhecimento científico sobre a rica biodiversidade brasileira”, explica em seu blog o geógrafo Marcos Pedlowski, professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (“Em artigo na Science, pesquisadores denunciam ataques à pesquisas sobre biodiversidade no Brasil”).

A seguir, os títulos e links das principais matérias sobre ciência, meio ambiente e ensino superior desde nossa edição de ontem.

Boa leitura.

Na imagem acima, perereca Sphaenorhynchus cammaeus, espécie descoberta entre 2012 e 2014 na Reserva Biológica de Pedra Talhada, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), situada entre os estados de Alagoas e Pernambuco. Foto: ICMBio/Divulgação.

 

Agência Fapesp

Agência Fiocruz de Notícias

Amazônia Real

BBC Brasil

Blog do Pedlowski

ClimaInfo

O Eco

Envolverde

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

The Guardian

InforMMA

Inside Climate News

MCTIC – Notícias

Nature News

New Scientist

The New York Times

Notícias Socioambientais

Observatório do Clima

Pesquisa Fapesp

  • Mais gente na floresta – Novos sítios arqueológicos e evidências de domesticação de plantas sustentam a ideia de que a Amazônia pré-colombiana era densamente povoada
    Marcos Pivetta
  • Imigrante interestelar – Asteroide próximo a Júpiter teria sido capturado de estrela há 4,5 bilhões de anos
    Igor Zolnerkevic
  • Desafio em 24 horas – Competição leva estudantes de programação a enfrentar problemas reais
    Bruno De Pierro

Retraction Watch

The Scholarly Kitchen

Science

Scientific American Brasil

UOL

Valor Econômico

The Washington Post

WWF Brasil


Você acha importante o trabalho deste site?

Independência e dedicação têm custo. Com seu apoio produziremos mais análises e reportagens investigativas. Clique aqui para apoiar.


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

2 Comentários

  1. Pingback: Ciência & Tecnologia nº200 – Jornal Pensar a Educação em Pauta

  2. Eliana M. Cancello said:

    Ainda bem que saiu esta carta na Science para que nossos colegas estrangeiros saibam que nós, pesquisadores dos Museus (Museu de Zoologia da USP, Museu Nacional do Rio de Janeiro entre outros) e instituições reconhecidas mundialmente, não estamos a favor destes absurdos que a tal lei contém, simplesmente porque ela não foi concebida para o tipo de pesquisa que fazemos! Minha impressão é que caímos numa armadilha e ninguém sabe como nos tirar dela! Afinal era para pegar biopiratas e não cientistas!

Comentários encerrados.

Top