Falhas no Currículo Lattes persistem e atingem integração com Orcid

Usuários ainda apontam problemas na plataforma do CNPq em atualizações de CVs e também ao cadastrar novo código internacional

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Uma nova reclamação passou a integrar as queixas recorrentes de usuários da Plataforma Lattes. Além dos transtornos enfrentados ao atualizar seus currículos, pesquisadores, professores e pós-graduandos passaram também a ter dificuldades ao cadastrar seus códigos da base de dados Orcid (Open Researcher and Contributor ID), que vem sendo usada cada vez mais em todo o mundo.

Usuários afirmam que, na atualização de seus currículos Lattes, após inserirem seu número Orcid e clicar em “Validar” e surgir na tela o aviso “Recuperando dados”, aparece em seguida a mensagem “Não foi possível verificar o identificador ORCID. Tente mais tarde.“

“Estou há quase dois meses tentando cadastrar meu Orcid, pois preciso apresentar proposta para editais que exigem o registro desse código no Lattes”, afirmou um pesquisador sob condição de anonimato.

Administrada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Plataforma Lattes se consagrou como um padrão nacional para acadêmicos e pesquisadores atuantes no Brasil, tornando-se elemento de análise de avaliação para concursos, promoções e concessões de bolsas e financiamento a pesquisas.

O código ORCiD é um identificador digital único e permanente de autores que permite o registro e acompanhamento gratuitos de publicações e outras produções e atividades científicas. Usado por agências de fomento, universidades e instituições de pesquisa, o Orcid foi desenvolvido por grupos editoriais científicos internacionais, como Springer-Nature, Elsevier, Thomson Reuters, e também por instituições de pesquisa e outras organizações científicas. É administrado por uma entidade sem fins lucrativos de mesmo nome sediada em Bethesda, no estado de Maryland, a mesma cidade dos Estados Unidos onde estão os Institutos Nacionais de Saúde (NIH).

Integrado ao Lattes desde agosto de 2016, o registro no Orcid tem sido recomendado no Brasil por várias instituições de ensino superior e pesquisa. Algumas inclusive fornecem orientações para o cadastramento no Lattes, como a USP e a Universidade Federal de Santa Maria. Para integrá-lo a bases de dados do país, em maio foi assinado o Consórcio Brasileiro Orcid pelo CNPq, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), do Ministério da Educação, e por outras instituições.

 

Além disso…

Não bastassem as falhas que já vinham impedindo finalizar a atualização dos currículos, pesquisadores passaram a constatar que, mesmo após ser concluída essa operação, as alterações não têm sido salvas no sistema. Sérgio Ferreira, professor do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que tem apresentando candidatos a bolsas de pós-doutorado, e, para isso, tem juntado seu próprio CV Lattes à documentação para análise, é um dos que relatam o problema. Ele afirma:

Estou tentando atualizar meu CV desde o final da semana passada. Embora o processo pareça ter funcionado normalmente e o sistema informe que o CV atualizado foi corretamente enviado ao CNPq, o fato é que as atualizações ainda não aparecem online até hoje.

Dessa vez não reclamamos ao CNPq. Para falar a verdade, já não tenho mais tanta paciência quanto no passado para reclamar de tantas coisas junto ao CNPq. Quase nunca resulta nada em termos de soluções dessas reclamações…

 

O que fazer?

Direto da Ciência noticiou reclamações falhas na Plataforma Lattes pela primeira vez em fevereiro de 2017. E voltou a divulgar queixas como essas no mês seguinte e novamente neste ano em fevereiro e em abril. Ao ser questionado para essas reportagens, o CNPq afirmou que os problemas eram “pontuais” e que teriam sido solucionados.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o CNPq foi questionado novamente no início da tarde de sexta-feira (22) sobre a continuidade das falhas na atualização de currículos e também no cadastramento dos códigos Orcid. A agência federal prevê enviar resposta no início da próxima semana.

Além de relatos sobre falhas, Direto da Ciência também tem recebido pedidos de orientação sobre como proceder para resolver esses problemas, mas o site não tem como dar esse tipo de ajuda. Recomendamos entrar em contato com a Central de Atendimento. Se não houver solução, recomendamos que se faça reclamação à Ouvidoria do CNPq.

O espaço de comentários abaixo está à disposição das pessoas que quiserem apresentar seus relatos e opiniões sobre o assunto.

Na imagem acima, edificio-sede do CNPq, em Brasília. Foto: Marcelo-Gondim e Carlos Cruz/CNPq/Divulgação.

Você acha importante o trabalho deste site?

Independência e dedicação têm custo. Com seu apoio produziremos mais análises e reportagens investigativas. Clique aqui para apoiar.


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

6 Comentários

  1. Lúcia Helena da Silva said:

    Não consegui cadastrar meu curriculum lattes.

  2. Roberio Gomes Olinda said:

    Olá, eu também não consigo inserir o meu orcid no Lattes, acusa erro no processo.

  3. Anita said:

    Eu quero saber como cadastrar meu currículo na plataforma?

  4. JOSÉ FRANCISCO RIBEIRO said:

    Também estou com dificuldades para anexar orcid ao Lattes.

  5. Roger Guimarães said:

    Não tenho CV Lattes, mas meus amigos e colegas que têm e dependem dele, vivem se queixando de falhas. O que eu não entendo é porque manter essa plataforma quando existem Orcid, Scopus e tantas outras alternativas.

  6. José Rômulo Travassos da Silva said:

    O número do “DOI” dos artigos também não estão sendo reconhecidos na plataforma quando os artigos são publicados são cadastrados. Isso impossibilita certamente o controle de citações.

*

Top