Onyx pediu a Salles ‘extinção, adequação ou fusão’ do Conama e outros conselhos

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que no dia 20 promoveu uma reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) marcada por constrangimentos e pela agressão a um conselheiro, já havia recebido no início do mês o pedido do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, de “análise, extinção, adequação ou fusão” desse e de outros 22 colegiados e deu prazo para decisão até a quinta-feira (28).

O pedido de Lorenzoni a Salles foi noticiado no final da noite de ontem, segunda-feira (25), pela jornalista Ana Carolina Amaral eu seu blog Ambiência, no site da Folha de S.Paulo.

Alegando que as medidas propostas deverão diminuir a burocracia da administração pública, o ofício da Casa Civil pede ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) que, caso decida manter alguns dos conselhos listados, uma justificativa para a necessidade dos órgãos, com expectativas de resultados e outras informações.

O blog relata que questionou a Casa Civil, que respondeu por nota que o pedido foi enviado a 19 outros órgãos com status de ministério, ficando de fora apenas a Advocacia Geral da União e o Banco Central. A jornalista informa também que procurou o ministro do Meio Ambiente, que não quis comentar sobre o ofício.

Confira a reportagem “Onyx encomenda extinção de conselhos participativos de ministérios”.

Clique aqui para ter acesso ao ofício do ministro Onyx Lorenzoni.

Na imagem acima, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Foto: Antonio/Agência Brasil.

Siga Direto da Ciência no Twitter e no Facebook.


Você acha importante o trabalho deste site?

Independência e dedicação têm custo. Com seu apoio produziremos mais análises e reportagens investigativas. Clique aqui para apoiar.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

Top