Ibama demora 6 dias para substituir funcionário que multou Bolsonaro

Demissão foi feita sem que o órgão já tivesse disponível um nome para substituição. Por que não foi possível esperar?

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

O Diário Oficial da União publicou nesta quarta-feira (3) portaria do Ibama nomeando o novo chefe do Centro de Operações Aéreas da Diretoria de Proteção Ambiental. Assinado ontem pelo presidente do instituto, o ato preenche o cargo em comissão que havia ficado vago com a exoneração, há uma semana (27/mar), do servidor José Olímpio Augusto Morelli, que em 2012 multou o então deputado Jair Bolsonaro em R$ 10 mil por pescar na Estação Ecológica de Tamoios, área protegida em Angra dos Reis (RJ)

Questionado pelo jornalista Bernardo Esteves, da revista Piauí, sobre se enxergava ligação entre sua exoneração e a multa aplicada a Bolsonaro, Morelli respondeu que “a conexão é total”. “Fui punido por ter feito minha obrigação”, afirmou.

Na reportagem em que noticiou a demissão, o repórter Fabiano Maisonnave, da Folha de S.Paulo, informou que Morelli já havia sido chamado para ser informado de sua demissão em 25 de janeiro, dia do desastre em Brumadinho (MG), mas que o presidente do Ibama, Eduardo Bim, acabou convencido a adiar a exoneração da função, responsável pela operação das seis aeronaves do instituto, em plena crise.

Por ter sido publicada seis dias após a exoneração de Morelli, a nomeação do novo chefe do Centro de Operações Aéreas mostra que a demissão teve de ser feita sem que o Ibama já tivesse disponível um nome para substituí-lo. Por que não foi possível esperar para publicar a exoneração já com a nova nomeação, ainda mais em uma função sensível como essa? A pressa enfraquece as eventuais dúvidas que a decisão está ligada à multa aplicada em 2012.

Na imagem acima, de 25/jan/2012, o então deputado federal Jair Bolsonaro fotografado por agente do Ibama em águas da Estação Ecológica de Tamoios, em Angra dos Reis (RJ). Foto: Divulgação.

Siga Direto da Ciência no Twitter e no Facebook.


Você acha importante o trabalho deste site?

Independência e dedicação têm custo. Com seu apoio produziremos mais análises e reportagens investigativas. Clique aqui para apoiar.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

Um comentários;

  1. Pingback: Ciência e Tecnologia, edição 231 – Jornal Pensar a Educação em Pauta

*

Top