Governo rompeu pacto de desenvolvimento, afirmam presidentes de honra da SBPC

Determinações constitucionais de fomentar o conhecimento e a ciência estão sendo traídas, afirma carta aberta para o ministro Marcos Pontes.


Quarta-feira, 8 de maio de 2019, 19h50.


Quatro presidentes de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) encaminharam carta aberta ao ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, afirmando que “as atuais diretrizes de Governo para Ciência e Tecnologia comprometem gravemente o desenvolvimento nacional, o bem público, o progresso da ciência e a defesa da soberania nacional”.

Assinada por Ennio Candotti, Otavio Guilherme Velho, Sergio Machado Rezende e Sergio Mascarenhas, a carta aberta afirma também que as atuais diretrizes de Governo indicam que “as determinações constitucionais de fomentar o conhecimento e a ciência para promover o desenvolvimento e defender a Soberania Nacional, estão sendo traídas”.

No documento, os presidentes de honra acrescentam:

É imperativo denunciar que o atual Governo rompeu o pacto, registrado na Constituição de 88, que após vinte anos de ditadura, unia a sociedade: comunidade cientifica, política, trabalhadores, indústria, agricultura e mesmo as forças armadas, em torno de um Projeto de Desenvolvimento Nacional.

Clique aqui para ler a carta aberta dos presidentes de honra da SBPC.

Na imagem acima, fachada do edifício do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Foto: Ascom/MCTIC.

Siga Direto da Ciência no Twitter e no Facebook.


Você acha importante o trabalho deste site?

Independência e dedicação têm custo. Com seu apoio produziremos mais análises e reportagens investigativas. Clique aqui para apoiar.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

*

Top