Lançada em SP a Frente Parlamentar em Defesa de Instituições de Ensino e Pesquisa

Quinta-feira, 9 de maio de 2019, 9h44.


Uma reunião ontem, quarta-feira (8), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, marcou a união em um novo colegiado das frentes parlamentares “Em Defesa dos Institutos Públicos de Pesquisa e das Fundações Públicas” e “Em Defesa das Universidades Públicas”.

Em seu evento de lançamento, a Frente Parlamentar em Defesa das Instituições Públicas de Ensino, Pesquisa e Extensão abordou as recentes medidas dos governos federal e estadual para o setor e o papel das instituições de ensino. Além disso, foi apresentado o retorno que trazem à população do estado, além da responsabilidade do Poder Público com esse segmento.

Para a deputada Beth Sahão (PT), organizadora do encontro e coordenadora da frente, a iniciativa é importante para que o país continue se desenvolvendo. “Cabe a nós a responsabilidade de fazer a defesa dessas instituições que promovem grandes descobertas na área da ciência”, explicou.

Segundo a deputada Monica da Bancada Ativista (PSOL), também presente no evento, “a frente parlamentar precisa envolver os atingidos, interessados e usuários de serviços públicos para entender melhor a realidade e formular propostas assertivas”.

Além dos já citados, participaram da Mesa de trabalhos o ex-deputado Carlos Neder, Priscila Leal, diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia (SINTPq), Wagner Romão, presidente da Associação de Docentes da Unicamp (ADunicamp) e Michele Ramos, vice-presidente da Associação de Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp) e Cleusa Lucon, presidente da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado (APqC).

Também fizeram parte do debate Mariana Moura, representante do grupo Cientistas Engajados, Allen Habert, representante do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp) e Ros Nari Zenha, presidente do Conselho de Representantes de Empregados do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (CRE-IPT).

(Com informações do Portal da Alesp)

Na imagem acima, evento de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Instituições Públicas de Ensino, Pesquisa e Extensão na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em 8/mai/2019. Foto: Antonio José Teixeira/Alesp.

Siga Direto da Ciência no Twitter e no Facebook.


Você acha importante o trabalho deste site?

Independência e dedicação têm custo. Com seu apoio produziremos mais análises e reportagens investigativas. Clique aqui para apoiar.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

*

Top