Livro sobre 70 anos da SBPC será lançado nesta quarta-feira

Evento às 17h deste 8 de julho ocorrerá por meio de transmissão ao vivo nos canais da entidade no Youtube e no Facebook.

Quarta-feira, 8 de julho de 2020, 10h39.

“Ciência para o Brasil – 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)” retrata a trajetória da entidade a partir de sua fundação, em 1948, até o seu 70º aniversário, em 2018. Seu lançamento ocorrerá a partir das 17h00 desta quarta-feira (8) por meio de transmissão online pela internet: youtube.com/canalsbpc e facebook.com/sbpcnet.

A data marca a fundação da SBPC e o evento integra a programação do Dia Nacional da Ciência, instituído em 2001.

Clique na imagem da capa do livro para ampliá-la em outra janela ou aba.

Clique na imagem da capa do livro para ampliá-la em outra janela ou aba.

Farão parte do lançamento os professores Fernando Henrique Cardoso, Jorge Guimarães e José Goldemberg. Eles apresentarão, respectivamente, uma visão panorâmica da evolução, no Brasil, das ciências humanas, das ciências biológicas e das ciências exatas, a partir dos anos 1950.

As 510 páginas da publicação estão segmentadas em 15 capítulos, que correspondem a cinco níveis de organização das informações: cronológica, temática, geográfica, institucional e iconográfica. Os dados e informações foram colhidos em documentos do Centro de Memória da SBPC, jornais, arquivos públicos e entrevistas.

O conjunto de capítulos é precedido de um texto de abertura, em que são apresentados dados da evolução da ciência brasileira desde meados do século 20, ou seja, o ambiente em que a SBPC atuou e ajudou a moldar.

Os três capítulos iniciais são organizados cronologicamente e estão relacionados ao nascimento e consolidação da SBPC (1948 a 1964) e à sua atuação nos contextos políticos e científicos do Brasil nos períodos subsequentes: regime militar (1964 a 1985) e Nova República (1985 a 2018).

Os sete capítulos seguintes se referem a atividades realizadas pela SBPC e a temas que caracterizam a dinâmica de sua atuação no universo científico-acadêmico e na sociedade brasileira: as Reuniões Anuais, as Reuniões Regionais, a divulgação científica, a educação, o meio ambiente, a inovação tecnológica e o relacionamento com entidades congêneres no mundo.

No aspecto geográfico, um capítulo expõe o caráter nacional da SBPC. Segmentados pelas cinco macro regiões do País, os textos narram iniciativas empreendidas pelas representações regionais da entidade nos estados brasileiros e no Distrito Federal.

No campo institucional, há três capítulos. Um deles reúne textos e uma entrevista inéditos de ex-presidentes da República em que eles revelam sua visão da SBPC a partir do Palácio do Planalto. Outro, contém um rápido perfil de todos os que exerceram a presidência da SBPC. No capítulo seguinte, ex-presidentes e presidentes de Honra da SBPC apontam qual deve ser a agenda da entidade nos próximos anos.

No capítulo final, a trajetória da SBPC é mostrada por meio de 151 imagens, entre fotografias, recortes de jornais e fac-símile de documentos.

Os autores são 17 jornalistas e um historiador, todos com características profissionais em comum que os credenciam para a assinatura dos capítulos: conhecem a trajetória da SBPC, têm percepção e compreensão profundas do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação, e se dedicam à divulgação científica há vários anos. Os organizadores da obra são a biomédica Helena Nader, a farmacêutica Vanderlan Bolzani e o jornalista José Roberto Ferreira.

“Ciência para o Brasil – 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)” foi produzido com recursos financeiros da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A versão impressa teve mil exemplares.

A versão digital está disponível para acesso gratuito no site da SBPC.

(Com informações da SBPC.)

Na imagem no alto, fotos históricas do livro “Ciência para o Brasil – 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)”.

Siga Direto da Ciência no Twitter e no Facebook.


Você acha importante o trabalho deste site?

Independência e dedicação têm custo. Com seu apoio produziremos mais análises e reportagens investigativas. Clique aqui para apoiar.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

*

Top